1.   
    Home
  2.  > 
    Copa HB20

Calendário Copa Shell HB20 2020

Depois do grande sucesso de estreia em 2019, com recorde de grid e muita competitividade, a mais nova categoria e uma das mais acessíveis do automobilismo brasileiro ganhou uma parceria de peso para temporada de 2020 e agora se chama Copa Shell HB20. Além disso, a transmissão das etapas também ganhou reforço: além do Facebook oficial da categoria e o canal de TV BandSports, agora os treinos classificatórios e as corridas serão exibidos ao vivo pelo canal “Acelerados” no Youtube. Levando em conta a pandemia do coronavírus, a etapa de abertura da temporada 2020, marcada inicialmente para os dias 4 e 5 de abril, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR) foi adiada para Goiânia, com autódromo de mesmo nome, seguindo o calendário da Copa Truck como no ano anterior, seguindo o calendário da Copa Truck como no ano anterior. Nesta temporada serão realizadas 16 corridas ao longo de 8 etapas, nos principais autódromos brasileiros.

ETAPA 1 - GoiâniaDATA: 18 e 19/07/20 EXTENSÃO: 4,5 km

ETAPA 2 - GoiâniaDATA: 15 e 16/08 EXTENSÃO: 4,5 km

ETAPA 3 - GoiâniaDATA: 15 e 16/08 EXTENSÃO: 4,5 km

Aguarde novas informações.

Aguarde novas informações.

Aguarde novas informações.

Aguarde novas informações.

Aguarde novas informações.

Siga a Copa Shell HB20 nas pistas, na TV e nas redes sociais!

A categoria conta com estrutura de ponta em termos de evento, trazendo atrações paralelas, divulgação, cronometragem, transmissão de TV ao vivo e cobertura nas redes sociais.

O favorito das ruas agora nas pistas

Quem já era amado nas ruas de todo o Brasil agora acelera corações nos autódromos do país: conheça a Copa Shell HB20, uma competição com grid composto apenas pelo modelo da Hyundai. Com estreia em 2019, o torneio é um dos mais acessíveis do automobilismo nacional graças ao elevado índice de resistência do conjunto mecânico e estrutural do HB20. Essa é a uma garantia para que os pilotos tenham um custo mais baixo por corrida, comparado a outras competições, e desempenho equilibrado no grid, garantindo disputas emocionantes.

Preparado para acelerarBaseados no HB20 R spec, com motor 1.6 e transmissão manual de seis velocidades, os modelos que vão compor o grid devem ser rigorosamente idênticos entre si, apresentando desempenho e a segurança exigidos pela Hyundai. Eles foram produzidos na fábrica de Piracicaba - SP em lote único e posteriormente serão preparados pela equipe H Racing. A preparação recebida vai possibilitar a “potência máxima de roda”, uma cavalaria 20% superior à original com cerca de 160 cv - o que levará os modelos a ultrapassarem os 200 km/h em grandes retas. Durante o ano de 2018, o hatch de competição foi testado com base na versão de série com motor 1.6. O trabalho de desenvolvimento teve a participação direta dos pilotos Daniel Kelemen, Rafael Lopes e Fabiano Cardoso, que rodaram milhares de quilômetros considerando os testes e as participações no Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional, em que os protótipos apresentaram excelente desempenho e nenhuma quebra de motor.

H. Racing Garage

A gestão da Copa Shell HB20 é feita pela H. Racing Garage, empresa criada pelo executivo Daniel Kelemen, concessionário Hyundai e presidente da Associação dos Concessionários da Marca – ABRAHY. A H. Racing Garage é responsável em preparar e manter os veículos de competição, assim como, prestar todos os serviços aos pilotos durante a temporada.

Torne-se um piloto Copa HB20

O investimento por temporada na Copa Shell HB20 é de cerca de R$ 200 mil, contemplando um pacote de serviços que permite ao piloto apenas “sentar e acelerar”. Estão inclusos para cada etapa a locação e preparação do veículo, suporte de pista com engenheiros, mecânicos e telemetristas, um jogo de pneus, combustível, logística do veículo e estrutura de pista.

Organização e Reconhecimento

Para a preparação e a realização da Copa Shell HB20, a Hyundai conta com a parceria da +Brasil, do empresário Carlos Col, uma das principais empresas brasileiras no mercado de esporte a motor. A categoria também possui dois importantes reconhecimentos: o primeiro é o da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que coloca Copa Shell HB20 no calendário de competições nacionais oficiais da associação. O outro foi a inclusão do campeonato no “Capacete de Ouro 2019”, premiação do automobilismo brasileiro que há mais de 20 anos homenageia os destaques dos principais torneios nacionais, valorizando as revelações e as promessas do esporte no país.

Ficha técnica Copa Shell HB20

Conheça quais são os principais diferenciais deste carro preparado exclusivamente para a Copa Shell HB20. Clique no botão e veja a ficha técnica.

Configuração dos cilindros 4 em linha
Posição do motor Transversal anterior
Bloco e cabeçote do motor Alumínio
Diâmetro (mm) X Curso dos pistões (mm) 77,0 X 85,4
Cilindrada (cm³) 1591
Potência máxima (cv @ RPM) 159 @ 6.200 RPM
Torque máximo (m.kgf @ RPM) 17,8 kgf.m @ 5.400 RPM
Comando de válvulas DOHC CVVT, Comando duplo, variável na admissão
Tipo de alimentação Eletrônica esportiva - Injeção ProTune PR4
Combustível Etanol aditivado
Tração Dianteira
Número de marchas 6 a frente e 1 a ré
Dianteiro Disco ventilado
Traseiro Tambor
Pneus (pneus verdes) 195/55 R15
Rodas 15x6 HB20 R spec
Suspensão (dianteira e traseira) Esportiva
Comprimento (mm) 3920
Largura (mm) 1680
Altura (mm) 1470
Entre eixos (mm) 2500
Altura livre do solo (mm) 100
Volume do tanque de combustível (litros) 50
Peso mínimo em ordem de marcha (kg) 870
Velocidade máxima (km/h) ~ 200
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) ND
Acessórios Sistema de telemetria, arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos e extintor de incêndio

Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA.

Notícias (Press Releases Oficiais)Confira as novidades e fique por dentro de tudo o que acontece na Copa Shell HB20:

Patrocinadores

Apoiadores

Veja também