A HYUNDAI MOTOR BRASIL informa que seus veículos são comercializados exclusivamente por meio de sua rede de concessionárias autorizadas e que, portanto, não são vendidos por intermédio de funcionários ou por outros canais. Para informações oficiais, consulte os sites www.hyundai.com.br e www.comprarhyundai.com.br.

Hyundai Feed

Fique por dentro das novidades da Hyundai Motor Brasil

Quando é hora de trocar os pneus?

Respondemos essa e outras dúvidas sobre o assunto.


Copa HB20

Manter os pneus do carro em perfeitas condições e calibrado, além de ser um cuidado fundamental para garantir mais segurança nas frenagens e a estabilidade do veículo, é uma medida que reduz o consumo de combustível. Como saber a hora certa de trocar? Esclareça essa e outras dúvidas.

Quando trocar os pneus
Você já deve ter reparado que todo pneu tem desenhos com profundidade na parte que toca o solo. A principal função dessas linhas é escoar a água quando o carro passa por superfícies molhadas e manter a estabilidade em contato com o solo.

Esses sulcos que marcam o pneu não podem chegar a uma profundidade inferior a 1,6 mm. Quando isso acontece, não há espaço suficiente para o escoamento de água e a estabilidade do veículo fica prejudicada, podendo ocorrer derrapagens e até perda de controle do carro, sobretudo em pistas molhadas.

É possível encontrar essa medida e avaliar as condições do pneu verificando o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como TWI (Tread Wear Indicator).

Posso trocar apenas um pneu?
Nada disso! A substituição dos pneus sempre deve ser feita aos pares por causa do nível de desgaste. E aqui vai uma dica importante: se for trocar somente um par, mantenha sempre os pneus mais novos no eixo traseiro. Isso é importante para que o veículo tenha mais estabilidade em curvas, sobretudo em pista molhada.

Quando deve calibrar?
A calibragem dos pneus otimiza o consumo de combustível, melhora a estabilidade e garante frenagens seguras e conforto ao dirigir. Além disso, reduz os riscos de deformações e desgastes prematuros.

O ideal é inspecionar e calibrar a cada duas semanas cumprindo os valores recomendados pelo fabricante. Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário e em etiquetas dentro do veículo.

Um ponto que merece atenção é que a inspeção da pressão deve ser feita com os pneus frios, assim que você sai de casa. Quando os pneus estão aquecidos, a pressão interna é alterada devido a expansão do ar, causando imprecisão na pressão dos pneus indicada pelo fabricante.

Surgiu uma bolha no meu pneu. E agora?
Quando um pneu apresenta uma "bolha" em sua lateral interna ou externa indica que o reforço lateral se rompeu. Isso pode acontecer com um forte impacto ao passar por um buraco na rua, por exemplo. Mas fique atento! Com o reforço comprometido, o pneu corre o risco de estourar durante a condução normal. Por isso, ao perceber bolhas, providencie a troca o mais rápido possível.

O que é TPMS?
TPMS é uma tecnologia incorporada nos Hyundai Creta que monitora a pressão e temperatura dos pneus em tempo real e avisa o motorista quando a calibragem é necessária. Desta forma, previne estouros por aumento da temperatura ou danos por baixa pressão, aumenta a vida útil dos pneus.



Sobre a Hyundai Motor Brasil

A Hyundai Motor Brasil está presente no País desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP), com investimento de US$ 700 milhões. Com capacidade produtiva de até 180 mil carros por ano, operando em três turnos, a montadora conta com 2,7 mil colaboradores e é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro, composta pelo HB20, HB20X, HB20S e HB20 R spec. Em 2017, iniciou a produção nacional do SUV compacto Hyundai Creta em versão exclusiva para o Brasil, com aporte adicional de US$ 130 milhões. Para saber mais sobre a Hyundai Motor Brasil e seus produtos, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais – Facebook (www.facebook.com/hyundaibr) e Instagram (www.instagram.com/hyundaibr) – e em nosso canal no YouTube (www.youtube.com/hyundaibr).


Sobre a Hyundai Motor Company

Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em tornar-se um parceiro automotivo por toda a vida e muito mais. A empresa integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador, capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. A Hyundai Motor Company tem oito unidades fabris e sete centros técnicos e de design ao redor do mundo e em 2017 comercializou 4,5 milhões de veículos globalmente. Com mais de 110 mil funcionários no mundo todo, a Hyundai Motor Company continua aprimorando o seu portfólio de produtos com modelos criados com exclusividade para cada mercado e está empenhada em consolidar soluções em tecnologias verdes, a começar pelo pioneirismo global na produção em escala de um veículo movido a hidrogênio e do IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas no http://worldwide.hyundai.com ou http://globalpr.hyundai.com