A HYUNDAI MOTOR BRASIL informa que seus veículos são comercializados exclusivamente por meio de sua rede de concessionárias autorizadas e que, portanto, não são vendidos por intermédio de funcionários ou por outros canais. Para informações oficiais, consulte os sites www.hyundai.com.br e www.comprarhyundai.com.br.

Hyundai Feed

Fique por dentro das novidades da Hyundai Motor Brasil

Como usar os recursos do seu câmbio automático

Confira as dicas e desfrute da transmissão automática de seis marchas do seu Hyundai com muito mais segurança e conforto.


Confira as dicas e desfrute da transmissão automática de seis marchas do seu Hyundai com muito mais segurança e conforto

O câmbio automático é um equipamento que oferece comodidade e praticidade. Nas linhas HB20 e Creta da Hyundai ele é oferecido com seis marchas e opção de trocas manuais na alavanca. Além de uma operação mais simples que a do câmbio manual, o automático também tem a vantagem de provocar um menor desgaste físico no motorista no dia a dia, principalmente em quem enfrenta os intermináveis congestionamentos das grandes cidades.

Você sabia que, além de realizar as trocas de marcha à frente sem a intervenção do motorista, o câmbio automático possui alguns recursos que aumentam ainda mais a sua segurança e também o prazer ao dirigir? Veja nas dicas a seguir:

Kickdown

Imagine que você está prestes a realizar uma ultrapassagem em uma rodovia de mão dupla ou acessar uma via rápida movimentada. São dois momentos em que a força do motor de seu Hyundai precisa se fazer presente. Nessa hora, basta pressionar o acelerador até o fundo e manter a posição - é o chamado kickdown. A central eletrônica compreenderá que você precisa de uma aceleração vigorosa e, quase que instantaneamente, reduzirá uma ou duas marchas. Além disso, na sequência, as trocas das marchas para frente são alongadas, até você aliviar o acelerador.

Descendo a serra

Em longos trechos de declive, usar apenas os freios para controlar a velocidade pode provocar o superaquecimento de pastilhas e discos podem superaquecer e, como consequência, o sistema pode ficar inoperante. Ou seja, o motorista fica sem freios - e isso vale tanto para carros com câmbio manual ou automático. O correto é usar o freio motor, garantindo assim a integridade dos freios e, também, maior controle sobre o veículo. No caso do câmbio automático da Hyundai, basta selecionar a opção de trocas manuais e reduzir - a dica é utilizar a mesma marcha que seria utilizada para subir o trecho.

Para o alto

Já em subidas mais acentuadas também é recomendável que o motorista use as trocas manuais para selecionar uma marcha mais reduzida. Dessa forma, garante-se que o carro terá a força necessária do motor à disposição para superar esse trecho mais crítico.

Prazer ao dirigir

As trocas manuais também podem ser utilizadas no dia a dia, permitindo que o motorista desfrute de uma maior interação com o seu Hyundai, garantindo um prazer ao dirigir ainda maior. Realizar as trocas manuais em situações consideradas “normais” também pode ser um bom treino para quando elas forem realmente necessárias, como nas descidas ou subidas íngremes.