A HYUNDAI MOTOR BRASIL informa que seus veículos são comercializados exclusivamente por meio de sua rede de concessionárias autorizadas e que, portanto, não são vendidos por intermédio de funcionários ou por outros canais. Para informações oficiais, consulte os sites www.hyundai.com.br e www.comprarhyundai.com.br.

Hyundai Feed

Fique por dentro das novidades da Hyundai Motor Brasil

Ações sustentáveis

Conheça as iniciativas da Hyundai Motor Brasil para preservar recursos e reduzir o impacto ambiental


Meio Ambiente

A preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento de ações de sustentabilidade são pilares fundamentais da Hyundai em todo o mundo. Não é diferente aqui em nosso País e a Hyundai Motor Brasil atua de forma a otimizar o uso de recursos naturais e reduzir o impacto na natureza. São diversas iniciativas, espalhadas em diversas frentes. Veja, a seguir, algumas delas.

Aterro zero


A Hyundai Motors Brasil não envia mais resíduos para aterros sanitários. O projeto Aterro Zero atingiu sua meta em fevereiro de 2018 e, desde então, quase 3,9 mil toneladas de resíduos tiveram destino ecologicamente correto - esse peso é equivalente a 3.610 unidades do HB20 e 2.862 do Creta juntos!

Papel, plástico, vidro, metal são enviados para reciclagem ou processo de reuso. Objetos mais complexos, como equipamentos eletrônicos, são destinados a programas de manufatura reversa - em esses produtos são desmontados, visando a separação de materiais para a destinação correta.

Já o lixo orgânico, oriundo dos restaurantes e do trabalho de jardinagem, é encaminhado para a compostagem, processo natural em que esse material, através da atuação de micro-organismos como fungos e bactérias, é degradada e se transforma em húmus, um fertilizante natural rico em nutrientes.

Por fim, uma parte do lixo comum e muitos compostos químicos são encaminhados para o coprocessamento, que faz uso desse tipo de resíduo como matéria-prima ou como fonte de energia, substituindo combustíveis fósseis, como o carvão.

Redução no consumo de água e energia elétrica

Graças a aperfeiçoamentos nos processos produtivos do setor de VPC, entre 2013 e 2018 reduziu o consumo de água na pintura e lavagem dos veículos em mais de 13 milhões de litros, volume equivalente a seis piscinas olímpicas. Além disso, em 2018 foi implementado um projeto de reuso de efluentes tratados, batizado de Osmose Reversa, que conseguiu economizar o equivalente a dez piscinas olímpicas - ou mais de 26 milhões de litros.


A Hyundai Motors Brasil também trabalha pela redução no consumo de energia elétrica. Na fábrica de Piracicaba, a substituição de 261 lâmpadas convencionais por modelos de LED na iluminação das áreas externas, a partir de 2016, promoveu uma redução superior a 219 Megawatts/hora. Além disso, a substituição de compressores por modelos mais modernos, em 2017 e 18, reduziu o consumo de energia em 2500 Megawatts/hora. No total, a economia de energia gerada com essas duas ações é equivalente ao consumo de quase 1100 residências em Piracicaba.


Reflorestamento e monitoramento

A Hyundai Motor Brasil trabalha pela preservação da vida natural na região da planta de Piracicaba. Nos últimos anos plantou 48 mil mudas de espécies vegetais nativas, visando a preservação do habitat de mais de uma centena de espécies. Há também um trabalho de monitoramento da fauna local, com o acompanhamento de 101 espécies de pássaros, 8 de mamíferos, 16 de anfíbios e 9 de répteis, para se ter certeza que sua vida segue sem maiores alterações.

Outras ações

A área de logística realizou alguns estudos para reduzir o impacto ambiental. Em um, conseguiram otimizar a disposição das peças nas embalagens, reduzindo o número descartado na produção. Em outro, concluíram que era possível dispensar protetores de plástico em algumas pelas.

Na fábrica, peças que eventualmente são descartadas da linha de produção, por não atender a requisitos de qualidade, por exemplo, são separadas e destinadas para reciclagem de acordo com o tipo de material. Já os tambores de selante, de grandes dimensões, estão sendo processados para reuso interno e externo.

Em outra frente, um processo de logística reversa foi criado para recolher filtros e óleo de motor usados dos concessionários HMB de todo o Brasil, para posteriormente serem destinados para reciclagem.